Frente Parlamentar da Inovação está inventariando as tecnologias de mobilidade urbana em uso na capital do Paraná.
Os vereadores foram recebidos na sede do Centro de Controle Operacional da Urbs. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Os vereadores da Frente Parlamentar da Ciência, Tecnologia e Inovação realizaram uma visita, na tarde da última sexta-feira (16), ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbanização de Curitiba (Urbs). Os parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, testemunhar em tempo real como a tecnologia trabalha para enfrentar os desafios do gerenciamento urbano no monitoramento do transporte público.
“Muito se fala e pouco se vê”, resumiu Ogeny Pedro Maia Neto, presidente Urbs, à Frente da Inovação. “Então, essa é uma oportunidade de a Urbs mostrar aos vereadores como é feito o serviço do dia a dia. A forma como nossa fiscalização age, como os ônibus são monitorados, e, assim, tirar as dúvidas com relação ao planejamento”, explicou.
Participaram da visita ao CCO da Urbs os vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania), Amália Tortato (Novo), Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e Rodrigo Reis (União), que são membros da Frente de Inovação, além de Bruno Pessuti (Podemos) e Serginho do Posto (União), da Comissão Especial de Transporte.
Mosaico vivo
Na central do CCO, uma sinfonia de monitores exibia um mosaico vivo da cidade e isso foi notado pelos parlamentares. “Você começa a perceber que aquelas falhas que achamos que ninguém está vendo, pelo contrário, é tudo monitorado, tudo é reportado. Esse monitoramento ajuda, inclusive, a reduzir ocorrências, como atrasos e panes”, disse Herivelto, presidente da Frente de Inovação.
“Aqui é um importante centro de operações da cidade, não só para o transporte coletivo, mas da rodoferroviária também. Hoje foi possível conhecer a gestão que a Urbs faz para o controle do transporte coletivo. É um importante momento pra que a Câmara de Vereadores possa ajudar a criar sugestões e melhorias que vão também ajudar o usuário, não só com o transporte coletivo, mas com a cidade como um todo”, disse Bruno Pessuti, relator da Comissão do Transporte.
“É aqui que podemos ter uma ideia do sistema operacional e de que forma é feito o monitoramento da frota e dos eixos do transporte coletivo”, concordou Serginho do Posto. “A Urbs está caminhando no sentido de sempre oferecer o melhor serviço para o cidadão. No entanto, alguns indicadores poderiam ser adotados, como eles analisam a relação do conforto do usuário “, exemplificou Amália.
Amália Tortato ainda opinou que, para garantir uma melhor qualidade no serviço prestado, alguns ajustes precisam ser feitos. “O motorista freia, acelera e você fica ali chacoalhando dentro do ônibus. O conforto do passageiro poderia ser mais um indicador analisado, servindo assim de parâmetro para que possa ser cobrado efetivamente das empresas de ônibus”, pontuou a parlamentar. Herivelto Oliveira esclareceu que o grupo tem buscado conhecer as diversas formas de tecnologia utilizadas para o controle e monitoramento da cidade.
Controle Operacional
O Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs tem o objetivo de melhorar a eficiência do sistema de transporte público. Localizado na rodoferroviária, iniciou sua operação em março de 2012 e compõe o SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), que é um núcleo de comando de operações on-line, permitindo a gestão integrada do transporte coletivo da cidade de Curitiba.
Sendo o órgão responsável pelo transporte e trânsito de Curitiba, a Urbs atua no monitoramento da operação do transporte coletivo em tempo real, utilizando-se de ferramentas ITS (sigla em inglês para Sistema de Transporte Inteligente). A ideia é que seja possível uma rápida tomada de decisão frente às situações adversas que venham a comprometer o serviço oferecido aos usuários.
Dotado de sistemas de alta tecnologia, como CFTVs ( Circuitos Fechados de TV), PMVs (Painéis de Mensagens Variáveis) e Conectividade por Fibra Óptica, por exemplo, o CCO fornece uma visão abrangente e em tempo real de toda a cidade. Esse monitoramento possibilita analisar dados-chave, identificar gargalos e tomar medidas proativas para otimizar o fluxo de trânsito e alocar recursos de forma mais eficiente.
Fonte da matéria: www.curitiba.pr.leg.br