Usar tecnologia no trabalho se tornou uma nova realidade para a sociedade contemporânea. Na maioria das empresas, o uso de dispositivos tecnológicos é essencial, tornando-se necessário ficar atento às tendências e atualizações do setor. O crescimento do TI (Tecnologia de informação) é nítido, e sua expectativa é a constante evolução, tanto do setor quanto do mercado.
Para 2024, a tendência é que essa busca por investimentos que envolvam o setor continue. Um dos avanços que deve ganhar mais protagonismo na área em 2024 é a inteligência artificial. O uso da tecnologia, popularizada no país em 2022, continuará em crescimento no próximo ano. A sua otimização de processos, inovação de serviços e o impulsionamento da automação, vão ser mais exploradas em diversos setores, como saúde e finanças.
A tecnologia sustentável também está entre as tendências. A preocupação com políticas voltadas para a promoção do ESG (governança ambiental social e corporativa) que apoiem o uso de uma tecnologia mais sustentável, fez com que setor de TI se voltasse para a utilização de tecnologias que exijam um menor consumo de energia e sejam mais eficientes.
As plataformas de nuvem industriais também serão destaque, utilizando da internet como fonte para possibilitar serviço de computação e armazenamento. Os profissionais de TI vão utilizar a plataforma para ganhar mais adaptabilidade e agilidade. Para 2024, a expectativa é que essas plataformas ganhem espaço dentro das indústrias, participando da forma de organização de grande parte delas.
Por fim, outra tendência tecnológica para o próximo ano é a gestão contínua de exposição e ameaças. Os ativos digitais e físicos de uma empresa podem, por meio dessa gestão, serem avaliados de maneira consistente e contínua.
10 TENDÊNCIAS DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS PARA 2024
- Inteligência Artificial Generativa
- Tecnologia sustentável
- Cibersegurança
- Computação Quântica
- Automação
- Web 3.0 e Metaverso
- Veículos Autônomos
- Desenvolvimento de tecnologia de redes 5G e 6G
- Biotecnologia
- Interfaces entre seres humanos e máquinas
Fontes da matéria:
www.mundorh.com.br