O que é Big Data?
Talvez você já tenha ouvido falar em Big Data e ficou se perguntando o que é e para que serve. De uma maneira simplificada é um conjunto de técnicas para analisar grandes quantidades de dados para geração de dados para a otimização das operações da empresa. Podemos definir o objetivo principal como armazenar um grande volume de dados que são encontrados, extraídos, organizados e transformados em informações para análise quase em tempo real. Tudo isso apoiado em 3 principais pilares, Velocidade, Volume e Variedade.
Apesar de analisar uma gigantesca quantidade de dados, dos mais diversos e em tempo mínimo, existem categorias de Big Date. É possível fazer uma análise de informações estruturadas, ou seja, banco de dados, sistemas legados, arquivos de texto, tudo que possuir um padrão ou formato de leitura e extração de dados. Ou, informações não estruturadas, que não existe um padrão como páginas de internet/intranet, vídeos, áudios, likes e afins.
Como nem tudo são flores, há empresas que podem achar algumas desvantagens, como um alto custo inicialmente. E para as pessoas, pode ser a falta de privacidade, como é analisado todas as movimentações e perfis sociais quando se trata de uma análise não estruturada. Apesar das pequenas partes ruins, todo mundo se beneficia desses softwares. Sites de compras, recomendações da Netflix e Spotify, indicação de engarrafamento como ocorre no Wase.
O ponto principal do Big Date não é a quantidade de dados coletados e analisados, e sim as aplicações feitas e os benefícios que se pode obter, como reduzir custos e tempo, desenvolver novos produtos. Combinando tudo isso com Inteligência analítica, é possível realizar tarefas corporativas com o máximo de otimização, tais como, determinar a causa de falhas, problemas e defeitos, manter hábitos de vendas e fidelização do cliente, detectar comportamentos fraudulentos antes que afetem a organização.