A Guarda Municipal de Canoas realizou quatro detenções com auxílio da tecnologia. A partir de chamados da população e imagens das câmeras de videomonitoramento, visualizadas pelos operadores do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), as equipes atenderam as ocorrências e encaminharam os detidos para a Delegacia Policial de Pronto Atendimento de Canoas (DPPA).
A detenção ocorreu após uma perseguição da Brigada Militar a um veículo roubado. Após abordagem ao carro, o ladrão fugiu a pé pelo Centro da cidade. Com as imagens das câmeras de videomonitoramento, a Guarda Municipal descobriu que o suspeito fugiu pela rua Quinze de Janeiro e se escondeu em arbustos na Praça Emancipação. A guarnição da Guarda Municipal deu apoio à Brigada Militar, e realizou a prisão do indivíduo, que foi encaminhado para a DPPA.
Como podemos ver no vídeo, o individuo se esconde, o que sem a ajuda das câmeras de monitoramento seria quase impossível avistá-lo. A troca de câmeras é rápida e em tempo real.
Em outro caso, a Guarda recebeu chamados por furtos em duas farmácias, no Centro. Nos dois casos, os envolvidos foram flagrados e confessaram, e três pessoas foram conduzidas à Delegacia.
Em outra ocorrência, a abordagem foi realizada após observação nas câmeras. Em um primeiro momento, as imagens mostravam um homem invadindo um estabelecimento comercial na rua Mathias Velho. Na hora da abordagem, o suspeito estava sem objetos de furto, e foi identificado e liberado. Logo após, o ladrão retornou para pegar os fios. Com as câmeras, foi possível localizar o indivíduo, que já estava com uma caixa com cabos elétricos. A Guarda realizou a detenção.
No outro caso, a câmera mostrou um veículo furtado. A Guarda Municipal constatou que o carro estava abandonado e aberto, e fez o recolhimento.